20/10/09

Balanço dos actos eleitorais

Caros Colegas

Com a divulgação já feita dos resultados das eleições para o Conselho Científico e Conselho Pedagógico, e a futura tomada de posse dos membros eleitos, ficará concluído um ciclo de três actos eleitorais, iniciado antes de férias com a eleição do Conselho Geral. Em Abril deste ano, no arranque de todo este processo, procedemos à divulgação pública do manifesto “mUdAnça com rumo e com rosto”. Assumimos agora um breve balanço.


O movimento gerado em torno do manifesto “mUdAnça com rumo e com rosto” permitiu a apresentação de listas candidatas ao Conselho Geral, ao Conselho Científico e ao Conselho Pedagógico. O conjunto dos resultados obtidos inclui expressivas maiorias absolutas globais em votos e mandatos relativamente aos lugares em discussão para docentes e investigadores, nestes três órgãos, tocando de forma generalizada todas as áreas científicas e os subsistemas politécnico e universitário. Trata-se de um resultado com especial significado no quadro deste corpo de eleitores, sendo natural o agradecimento às centenas de colegas que repetidamente apoiaram as nossas propostas. Está assim criado um cenário muito favorável para uma actuação convergente dos diferentes órgãos e isto impõe-nos uma acrescida responsabilidade relativamente à apresentação de propostas sobre todas as opções de futuro para a UA.


A impressionante participação nos diferentes actos eleitorais, atingindo níveis emblemáticos na ordem dos 70 a 80%, dignificou todos os participantes neste processo e é um motivo de orgulho institucional. Estamos colectivamente de parabéns pelo contributo dado para que as futuras opções da UA tenham acrescida legitimidade.


Com excepção do Conselho Científico, os restantes órgãos incluem ainda representantes dos estudantes (Conselho Pedagógico), também dos funcionários não docentes (Conselho Geral), além das personalidades externas já cooptadas para este último órgão. Temos a maior confiança em todos os eleitos e cooptados para os diferentes órgãos e estamos certos que irão contribuir com o seu melhor para os novos e múltiplos desafios que se avizinham. Isto também significa que se chegou agora a um novo momento de formação de opinião e de opções colectivas, no respeito pelos resultados eleitorais e por esta diferença que tanto nos enriquece.


Em Abril, concluímos a mensagem de apresentação do manifesto “mUdAnça com rumo e com rosto” afirmando: “A coesão institucional exige um debate construtivo, sereno e franco, respeitador da diferença. O futuro precisa do contributo de todos nós.” Reafirmamos o que então foi dito. Estamos e continuaremos presentes!


Artur Silva (DQui), Carlos Costa (DEGEI), Eduardo Anselmo (SACSJP), Fernando Marques (DECV), Fernando Ramos (DeCA), Paulo Jorge (DETI)

Sem comentários: