20/10/09

Balanço dos actos eleitorais

Caros Colegas

Com a divulgação já feita dos resultados das eleições para o Conselho Científico e Conselho Pedagógico, e a futura tomada de posse dos membros eleitos, ficará concluído um ciclo de três actos eleitorais, iniciado antes de férias com a eleição do Conselho Geral. Em Abril deste ano, no arranque de todo este processo, procedemos à divulgação pública do manifesto “mUdAnça com rumo e com rosto”. Assumimos agora um breve balanço.


O movimento gerado em torno do manifesto “mUdAnça com rumo e com rosto” permitiu a apresentação de listas candidatas ao Conselho Geral, ao Conselho Científico e ao Conselho Pedagógico. O conjunto dos resultados obtidos inclui expressivas maiorias absolutas globais em votos e mandatos relativamente aos lugares em discussão para docentes e investigadores, nestes três órgãos, tocando de forma generalizada todas as áreas científicas e os subsistemas politécnico e universitário. Trata-se de um resultado com especial significado no quadro deste corpo de eleitores, sendo natural o agradecimento às centenas de colegas que repetidamente apoiaram as nossas propostas. Está assim criado um cenário muito favorável para uma actuação convergente dos diferentes órgãos e isto impõe-nos uma acrescida responsabilidade relativamente à apresentação de propostas sobre todas as opções de futuro para a UA.


A impressionante participação nos diferentes actos eleitorais, atingindo níveis emblemáticos na ordem dos 70 a 80%, dignificou todos os participantes neste processo e é um motivo de orgulho institucional. Estamos colectivamente de parabéns pelo contributo dado para que as futuras opções da UA tenham acrescida legitimidade.


Com excepção do Conselho Científico, os restantes órgãos incluem ainda representantes dos estudantes (Conselho Pedagógico), também dos funcionários não docentes (Conselho Geral), além das personalidades externas já cooptadas para este último órgão. Temos a maior confiança em todos os eleitos e cooptados para os diferentes órgãos e estamos certos que irão contribuir com o seu melhor para os novos e múltiplos desafios que se avizinham. Isto também significa que se chegou agora a um novo momento de formação de opinião e de opções colectivas, no respeito pelos resultados eleitorais e por esta diferença que tanto nos enriquece.


Em Abril, concluímos a mensagem de apresentação do manifesto “mUdAnça com rumo e com rosto” afirmando: “A coesão institucional exige um debate construtivo, sereno e franco, respeitador da diferença. O futuro precisa do contributo de todos nós.” Reafirmamos o que então foi dito. Estamos e continuaremos presentes!


Artur Silva (DQui), Carlos Costa (DEGEI), Eduardo Anselmo (SACSJP), Fernando Marques (DECV), Fernando Ramos (DeCA), Paulo Jorge (DETI)

08/10/09

Termina hoje a campanha...

Caros Colegas:

Termina hoje a campanha eleitoral para os Conselhos Científico e Pedagógico da UA. Na sequência do movimento que iniciámos em Abril passado, e da expressiva vitória obtida nas eleições para o Conselho Geral, procurámos dinamizar a reflexão em torno do que consideramos serem as questões essenciais das agendas destes órgãos, que na nova configuração institucional da UA vão ter responsabilidades acrescidas. As nossas ideias estão consubstanciadas nos documentos que preparámos e distribuímos, e que estão disponíveis no nosso blogue: Manifesto, Programas específicos para os Conselhos Científico e Pedagógico e documentos temáticos sobre o rumo para a Produção Artística e a Difusão Cultural, a Afirmação Regional, o Ensino, a Investigação e o Politécnico.

O projecto de renovação que temos vindo a apresentar vai, mais uma vez, ser julgado pelo voto. Este momento consubstancia mais uma oportunidade de influenciar colectivamente o rumo da UA. Trata-se de um momento de especial importância que permitirá influenciar a adopção de um modelo de participação alargada, de respeito pela diferença, de reforço da coesão da UA e de toda a sua diversidade, valores em que acreditamos firmemente.

A votação em massa é o que esperamos de todos. Uma participação muito elevada constitui desde logo uma afirmação inequívoca de vitalidade institucional.


A todos os eleitos para os Conselhos Científico e Pedagógico (docentes, investigadores e estudantes), a afirmação, desde já, da nossa inteira disponibilidade para continuarmos a construção colectiva de um rumo para UA.

Saudações académicas,

MUdAnça com Rumo e com Rosto

Sessão de apresentação dos candidatos e dos programas

Nem a chuva torrencial que caiu momentos antes do início da sessão impediu que quase uma centena de colegas participassem na sessão de apresentação dos programas e dos candidatos aos Conselhos Científico e Pedagógico pela lista MUdAnça com Rumo e com Rosto.

No final da sessão houve uma troca de impressões sobre assuntos importantes na futura agenda destes dois órgãos, que reforçou a necessidade de criteriosa ponderação na escolha dos colegas que irão integrar estes órgãos.




A participação de todos os colegas nas eleições do próximo dia 12
é essencial para garantir uma expressiva base de representatividade dos Conselhos Científico e Pedagógico. A responsabilidade do nosso futuro colectivo depende da nossa responsabilidade individual.

Participe nestas eleições e contribua para mobilizar os colegas para também participarem!

Saudações académicas

MUdAnça com Rumo e com Rosto

05/10/09

Eleições para o Conselho Científico e o Conselho Pedagógico

Caros colegas:
Depois das eleições para o Conselho Geral, vamos eleger, no próximo dia 12 de Outubro, os nossos representantes ao Conselho Científico e ao Conselho Pedagógico da UA. É mais um momento de grande importância na vida da UA que será determinante na escolha de um novo rumo que permita concretizar as mudanças que vimos propondo desde a criação do movimento Mudança com Rumo e com Rosto.

Estão já disponíveis no nosso blogue as listas de candidatos e os programas relativos ao CC e ao CP. Na próxima 4ª feira, dia 7 Out, realizaremos, às 16h00 no Anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento, uma sessão de apresentação dos candidatos e dos programas, convidando todos os colegas a participar activamente neste momento de discussão sobre as opções que influenciarão o nosso futuro colectivo.

Saudações cordiais,

Mudança com Rumo e com Rosto