20/04/09

mUdAnça com rumo e com rosto - apresentação

Aquilo que começou por ser uma troca informal de opiniões no seio de um pequeno grupo de pessoas ganhou outra dimensão com a diversidade de contributos entretanto recebidos originando o manifesto “mUdAnça com rumo e com rosto”, com uma aceitação colectiva que nos apraz registar. O nosso agradecimento aos que comentaram e subscreveram o manifesto, confirmando desse modo a utilidade deste processo.

Neste blogue iremos actualizar regularmente a lista de subscritores e dar continuidade ao processo iniciado com o documento antes divulgado. O formato deliberadamente sucinto do manifesto exige e deixa em aberto a clarificação de muitas ideias, permite e acolherá com agrado muitos contributos e opiniões críticas. A introdução no blogue de comentários e outros contributos será oportunamente activada. Neste momento disponibiliza-se acesso imediato a um conjunto de documentos relevantes para a discussão global em que todo o sistema de Ensino Superior está envolvido, naturalmente com especial atenção em relação a documentos relacionados com a UA.

Embora o manifesto “mUdAnça como rumo e com rosto” tivesse como destinatário o corpo de docentes e investigadores, veríamos com muito agrado outros contributos com origem em estudantes e funcionários não docentes. A coesão institucional exige um debate construtivo, sereno e franco, respeitador da diferença. O futuro interessa a todos, seremos todos parte dessa construção colectiva.

Artur Silva - artur.silva@ua.pt
Carlos Costa - ccosta@ua.pt
Eduardo Anselmo Castro - ecastro@ua.pt
Fernando Marques - fmarques@ua.pt
Fernando Ramos - fernando.ramos@ua.pt
Paulo J. G. Ferreira - pjf@ua.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde
No seguimento da orientação dada no blog 'mUdAnça com rumo e com rosto' venho por este meio subscrever o Manifesto «Mudança com rumo e com rosto».
O facto do enfoque da "coesão institucional" ter como alicerce o debate construtivo e respeitador da diferença é, para mim, muito significativo. A «diferença» pode integrar aqui vários atributos, contudo neste processo o
significado mais relevante é a abertura à discussão de ideias, por todos os que participam na construção da Universidade de Aveiro, independentemente do seu estatuto profissional.
Pela construção colectiva,

Rosa Maria Gomes
Departamento de Ciências da Educação
Universidade de Aveiro

mUdAnça com rumo e com rosto disse...

Cara Colega
registamos com apreço a sua subscrição e a sua mensagem.

Muito Obrigado